Setembro traz o Jazz ao Fórum da Maia
Setembro traz o Jazz ao Fórum da Maia, com concertos agendados para os dias 12, às 18h00 e às 21h30, e 13, às 18h00.
O Auditório Exterior do Fórum da Maia, é o palco escolhido pela Divisão de Cultura da Câmara Municipal da Maia, para o evento que tem como objetivo oferecer um momento cultural distinto a todos os amantes de música jazz mas sempre com uma forte componente “cool”.
Programa:
Sábado, 12 de setembro, 18h00
Filipe Teixeira Trio | “TAO”
O trio que toca “Tao”, liderado pelo contrabaixista Filipe Teixeira, toma proverbialmente a estrada do Clubedo, assumindo como parte do seu caminho um momento que pede uma solenidade devida: o lançamento do novo longa-duração, homónimo, a ser editado com o Carimbo Porta-Jazz.
O trio existe num equilíbrio entre o saxofone alto de João Mortágua, a bateria de Acácio Salero e as cordas de Filipe Teixeira, também compositor, numa relação simbiótica justamente epitetada pelos próprios como Yin, Yang e o S que define a sua relação e a sua sonoridade. Que, acrescentamos, não os separa, mas os distingue e os movimentou na direção deste ciclo.
João Mortágua – saxofone alto
Acácio Salero – bateria
Filipe Teixeira – contrabaixo
Sábado, 12 de setembro, 21h30
João Martins Quarteto | “Hundred Milliseconds”
“Hundred Milliseconds” surge da crescente necessidade de João Martins dar vida a algumas músicas que iam sendo guardadas na pasta “Ideias, temas e afins” do seu computador, há já alguns anos.
Por diversos motivos foram-se adiando os contactos, os ensaios, os concertos… As condições reuniram-se e a altura chegou de colocar o projeto em andamento.
Será Jazz? Será Rock? Serão improvisações? Será caos ou silêncio? Será tudo isto junto e misturado? Para já… são simplesmente cerca de 20 anos de experiências musicais resumidas num número de temas que fazem parte de um conceito, As Primeiras Impressões, e que finalmente ganharam vida e saíram da pasta.
Fábio Almeida – Saxofone Alto e Tenor
Gabriel Neves – Saxofone Soprano e Tenor
Nuno Trocado – Guitarra
João Martins – Bateria
Domingo, 13 de setembro, 18h00
MAZAM | “Land”
No seu mais recente projeto de originais, João Mortágua explora as características do quarteto com piano, juntando-se a uma emblemática secção rítmica, em prol de um produto fresco e apurado. Sem filtros, chora-se a mágoa da beira-mar e ri-se face à alegria na montanha. De tudo e nada é feito este espaço. O álbum foi gravado por Miguel Ângelo no Casa do Miguel Studio e masterizado por João Bessa. Em “Land” ouve-se João Mortágua nos saxofones alto e soprano, Carlos Azevedo ao piano, Miguel Ângelo no contrabaixo e Mário Costa na bateria.
Carlos Azevedo – piano
Miguel Ângelo – contrabaixo
Mário Costa – bateria
João Mortágua – saxofone
Deixe uma resposta