Santa Joana sobe à 1ª Divisão Nacional de Andebol
Prova superada em fim de semana difícil.
Conforme o Maia Hoje tinha noticiado, a equipa Maiata do Núcleo Desportivo de Santa Joana (Santa Joana), disputou uma liguilha de três equipas, pela atribuição dos dois últimos lugares na primeira divisão nacional para a época 2020/2021.
Com efeito, de 25 a 28 de setembro, em prova disputada na Nazaré, o Santa Joana, a Academia de São Pedro do Sul e o Núcleo de Antigos Alunos do Liceu Passos Manuel, defrontaram-se, tendo a equipa maiata conquistado um dos lugares na primeira 1ª Divisão Nacional sénior de Andebol feminino.
A prova não começou favorável à equipa maiata que se estreou a perder 25-18 frente à equipa da Academia de São Pedro do Sul. No segundo dia de competição, a Academia de São Pedro do Sul derrotou também o Passos Manuel, ocupando assim a primeira vaga de acesso à primeira divisão, a segunda vaga iria pertencer ao vencedor do último jogo da prova de acesso.
No domingo, não querendo deixar passar a sua última oportunidade, o Santa Joana dominou o jogo frente ao Passos Manuel, acabando por arrancar a vitória (24-22) após 60 minutos eletrizantes e carimbar assim a sua passagem à primeira divisão nacional.
«Esta subida significa muito para o Santa Joana – Maia. É mais um passo de um caminho que começamos a percorrer há alguns anos, com forte aposta na formação e que vemos que neste momento começa a dar frutos. Estas atletas e esta estrutura merece estar entre as melhores. As nossas atletas da formação merecem vivenciar a experiência de ver os seus ídolos jogar nos melhores palcos. Não posso deixar de destacar todo o apoio que nos tem sido dado pela CM Maia que acreditou no nosso projeto e os resultados estão à vista. A Maia é o único concelho no País onde temos duas equipas na 1ª Divisão Nacional de Andebol Feminino e mais duas Equipas na 1ª Divisão Masculina, sem dúvida a Capital do Desporto e do Andebol», disse Sérgio Cruz, presidente do ND Santa Joana.
A equipa maiata junta-se assim às restantes 13 equipas que militam na divisão maior do andebol feminino português, num campeonato que se inicia já no próximo dia 17 de Outubro.
Deixe uma resposta