Presidenciais: Voto antecipado com longas filas de espera, também na Maia
Concelho da Maia replicou cenário nacional com filas de espera extensas para exercer o voto antecipado em mobilidade, este domingo.
Os portugueses começaram a votar este domingo, uma semana antes das eleições presidenciais de 24 de janeiro, no chamado voto antecipado em mobilidade para o qual se inscreveram 246.880 eleitores, um número recorde.
O voto antecipado em mobilidade alargou-se, do distrito para os concelhos, de forma a evitar grandes concentrações de pessoas, em pleno confinamento geral devido à Covid-19. No entanto, as longas filas de espera foram visíveis em vários pontos do país e a Maia não foi exceção.
No concelho da Maia foram oito as secções de voto, instaladas na Escola Básica/Jardim de Infância D. Manuel II, junto ao edifício da Junta de Freguesia Cidade da Maia. Com a inscrição de 4.322 eleitores maiatos, apenas 2.768 chegaram a votar, entre as 8 e as 19 horas.
O voto antecipado ocorreu com «normalidade, mas a grande afluência dos eleitores fez com que o tempo de espera se tornasse maior e, em consequência, a fila à entrada do local de voto, no entanto, verificou-se que os eleitores foram conscientes e respeitaram as medidas de distanciamento social», referiu José Fortes Morais, coordenador dos processos eleitorais do concelho da Maia, em declarações ao Jornal Maia Hoje.
As eleições presidenciais que, pela primeira vez, se realizam em pleno Estado de Emergência devido à pandemia Covid-19, têm data marcada para o próximo domingo, 24 de janeiro, altura em que os portugueses são chamados pela décima vez a escolher o Presidente da República.
Deixe uma resposta