Já abriu o e-hub de carregamento de veículos elétricos na Maia
Câmara da Maia abriu ao público «o maior hub de carregamento elétrico do país num parque de acesso público de um município». O objetivo passa por testar soluções que permitam criar a primeira cidade do país com balanço zero de emissões de carbono.
Abriu esta semana ao público o «maior parque de carregamento de veículos elétricos do país num espaço de acesso público de um município», avança a Câmara Municipal da Maia.
Este projeto, localizado no Fórum da Maia, nasce de uma parceria com a EDP Comercial, inserida na Ação Veículo Elétrico e Modos Suaves que integra o Balanço Zero (BaZe) | Maia Living Lab – Net Zero Carbon City, promovido pela Câmara Municipal da Maia e co-financiado pelo Fundo Ambiental.
«É no juntar de vontades que construímos o futuro»
O e-Hub, inserido no coração da cidade, pretende demonstrar a visão do município do posto de combustível do futuro.
O presidente da Câmara da Maia, António Silva Tiago, reforça a ideia de que «a Maia tem o objetivo de ser a primeira cidade do país a atingir a neutralidade carbónica. Ao abrirmos o e-Hub, o maior do país, estamos a apostar na reconversão energética». Para o presidente do Município, a parceria com a EDP Comercial «demonstra que é no juntar de vontades que construímos o futuro».
No espaço estão instalados nove pontos de carregamento, um deles de carregamento rápido, que permite carregar o equivalente a 100 km de autonomia em apenas cerca de meia hora.
Pedro Vinagre, administrador da EDP Comercial com o pelouro da Mobilidade Elétrica, acredita que «a boa colaboração entre público e privado na disponibilização de serviços de valor acrescentado aos cidadãos é chave para promovermos cidades mais limpas e sustentáveis. Estamos empenhados em promover ativamente mais iniciativas que coloquem a mobilidade elétrica ao serviço das cidades e, com isso, continuar a liderar a transição energética. Estamos muito satisfeitos por podermos celebrar esta parceria com a autarquia da Maia».
Maia quer alcançar a neutralidade carbónica
O MaiaHoje noticiou em agosto de 2017 que a Maia foi uma das 12 cidades portuguesas selecionadas pelo Fundo Ambiental para a criação de um Laboratório Vivo para a descarbonização, numa iniciativa de âmbito nacional promovida pelo Ministério do Ambiente.
A proposta apresentada, na altura, pela Câmara Municipal da Maia “Living Lab: Maia – Net Zero Carbon City” tinha como objetivo criar o primeiro território com balanço zero no que se refere às emissões de carbono. Este projeto, em versão piloto, foi agora implementado no Parque Central da Maia – e no espaço e edificado envolvente – para ser testado, contando, para isso, com a colaboração de diversas empresas do concelho e com o envolvimento direto da população.
Comentários (1)
Como se incentiva a cultura de promover a emissão, zero carbono, se há ainda tantos veículos a combustão e alguns até, bem velhinhos?
Quanto aos veículos eléctricos, também gostaria de ter um, mas como, ao preço que estão, o melhor é estar com o seu carro, ainda bom a combustão!!
Como se pode dar a volta a esta situação se as empresas de venda de carros só olham para o lucro imediato e com preços incomportáveis, para o simples cidadão?
Lamento, mas não estou a ver a Maia, que até gostaria muito, a ter o% de carbono, na nossa linda cidade.
Que valha o esforço do presidente da Câmara em promover esta área, pode ser, que um dia lá consiga chegar…