FC do Porto W: Apresentada equipa com vitória por 9-0 frente ao União de Leiria
Dia 1 de setembro de 2024 passa a ser uma data histórica nos 131 anos do FC do Porto quando em pleno Estádio do Dragão, perante 31093 espetadores, apresentou a sua primeira equipa de futebol feminino sénior pronta a entrar em competição. Será em breve, na terceira divisão, estando já colocada no grupo E, com o primeiro jogo aprazado para o dia 29 de setembro, em casa, frente ao Marco 09, a que se seguirá o FC Parada, Leixões, Sporting Cruz e Soalhães. A secção do futebol feminino é liderada por José Manuel Ferreira, com um histórico de seis anos na formação masculina do Leixões.
Este número de espetadores no futebol masculino é um número acessível, mas na versão feminina passa de imediato para o record de assistência em Portugal, um feito assinalável atendendo a que se trata de um mero jogo de apresentação, e por não haver ainda histórico anterior no FC Porto, mas que pode ser um bom augúrio para o que venha a seguir. Será que as “meninas” vão continuar a ter muito público? De registar que o anterior recorde estava em 27221 espetadores, num jogo oficial da 17ª jornada da Liga BPI de 2023, no Estádio da Luz, num dérbi Benfica x Sporting.
O FC do Porto abriu primeiro a bancada nascente, mas perante tão boa afluência viu-se obrigado a abrir os topos norte e sul, e já com o jogo a começar a bancada poente, que também ela ficou bastante composta.
O onze inicial das azuis e brancas foi composto por Bárbara Marques, Ema Gonçalves, Karoline Lima, Joana Ferreira, Bruna Rosa, Matilde Vaz, enquanto no banco ficaram Sofia Bernardo, Marta Rodrigues, Ana Martins, Rita Martins, Inês Valente, Mariana Queirós, Adriana Semedo, Margarida Ferreira e Claúdia Lima, a capitã de equipa, num conjunto treinado sob a ordens de Daniel Chaves.
E se entre o público o entusiasmo e o ambiente estavam ao rubro, não podia ter corrido melhor no relvado pois no primeiro ataque, precisamente aos 67 segundos de jogo, já o FC do Porto ser punha em vantagem no marcador com um remate certeiro de Matilde Vaz, que desta forma fica ligada para sempre ao primeiro de muitos que venham a suceder no futuro.
E por falar em muitos, foi mesmo isso que foi acontecendo com o marcador a avançar até aos 9 golos, com que se encerrou o resultado, apontados por Catarina Pereira, Inês Oliveira, Renata Correia, Lara Gabriel, Carolina Brito, Carolina Aroso, e a única a bisar, em mais um feito histórico, Verónica Khudyakova.
Enquanto isso nas bancadas a motivação ia crescendo com o avançar do resultado, proporcionando belos momentos, que mais tarde serão belas memórias para muitas familias que acorreram a esta manhã ao Estádio do Dragão, numa festa do futebol, desta feita em versão inédita no feminino.
Créditos das fotos: Mário Rui Monteiro
Deixe uma resposta