EDP Distribuição atinge marca histórica na qualidade de serviço
Valores registados em 2019 foram os melhores de sempre da EDP Distribuição no que diz respeito à qualidade de serviço de distribuição de energia elétrica. Melhoria ascendeu aos 15%, face a 2018.
No indicador mais representativo de qualidade de serviço, o Tempo de Interrupção Equivalente da Potência Instalada em Média Tensão (TIEPI MT), a EDP Distribuição registou uma melhoria de 15%, face a 2018, tendo, em 2019, registado 49 minutos, excluindo o impacto de eventos excecionais.
Este é um indicador que avalia a continuidade do serviço de distribuição de energia elétrica, correspondendo à média da duração anual acumulada de interrupções nos pontos de entrega de Média Tensão (MT), ponderada pela potência instalada nos respetivos Postos de Transformação.
Nos restantes indicadores, nomeadamente nos relativos ao número e duração das interrupções, a sua evolução foi também positiva.
«Esta melhoria generalizada reflete o bom desempenho da empresa na consolidação da melhoria da Qualidade de Serviço Técnico na distribuição de energia elétrica, alcançada nos últimos anos, garantindo simultaneamente a redução de assimetrias entre as diversas regiões do país», refere a empresa.
O recente Relatório de Qualidade de Serviço Técnico de 2019, publicado pela ERSE, evidencia como extraordinários os eventos atmosféricos ocorridos durante o ano (Helena, Elsa e Fabien), onde fica evidente a capacidade de resposta das equipas da EDP Distribuição, empresa certificada desde 2015, em Continuidade de Negócio.
Segundo a mesma, a marca alcançada resulta «duma correta política de investimento e manutenção na rede elétrica nacional, tendo como eixos principais o aumento da resiliência da rede, a renovação e reabilitação dos ativos, a automação e digitalização na gestão da rede, a par de medidas de otimização nas operações, nomeadamente em situações de crise».
A empresa explica que esta mesma estratégia serviu de base à recente proposta da EDP Distribuição para o Plano de Desenvolvimento e Investimento da Rede Nacional de Distribuição de eletricidade para o período 2021-2025 (PDIRD-E 2020), no qual a empresa propõe um investimento de mais de mil milhões de euros na rede elétrica. «Este plano reforça também o investimento necessário para dar resposta às necessidades da transição energética».
Também nesta linha a EDP Distribuição já concretizou a instalação de mais de três milhões de contadores inteligentes.
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