Última Hora

«Vamos continuar a testar. A situação que se avizinha aconselha a toda a prudência»

«Vamos continuar a testar. A situação que se avizinha aconselha a toda a prudência»

Câmara Municipal da Maia e Associação Empresarial da Maia fazem testes serológicos a empresas.

Inácio Fialho de Almeida, engenheiro civil, nasceu em Ferreira do Alentejo há 73 anos e é, desde 2018, o presidente da Associação Empresarial da Maia, instituição que comemorou este ano 107 anos de existência e tem cerca de 430 associados. Tema para uma pequena conversa sobre a instituição e o problema da Pandemia a nível empresarial.

MAIA HOJE: Sabemos que existe uma forte parceria “Covid” entre a AE Maia e a CM Maia para a área empresarial. Quais os traços gerais e a sua importância a nível empresarial?

FIALHO DE ALMEIDA: Mesmo antes de presidir à Direção desta associação tive a oportunidade de apreciar a forma como o Executivo Municipal se interessava pela saúde do tecido económico do seu território, como é, aliás, a lógica e interesse de um órgão político como este. Agora na qualidade em que estou investido verifico que o referido interesse se consubstancia numa continuada parceria de que a operação recente da operação de testes virológicos quanto à Covid 19 é exemplo.

Estes testes destinam-se à pesquisa de anticorpos no sangue e tem por objetivo confirmar uma determinada infeção no passado e a presumível imunidade no futuro próximo e a alegada e possível imunidade de reinfeção.

Apesar de no último mês a procura para a realização dos testes ter reduzido, também pelo período de férias, vamos continuar a fazer os testes pois a situação que se avizinha aconselha a toda a prudência, sem alarmismos.

Estes serão efetuados, como até agora, na sede da EAM e no TECMAIA, sendo que o custo é de 13 euros e pode ser agendado através dos tel. 800 210 123 e 800 210 122.

No caso de empresas de média/grande dimensão há a possibilidade de deslocação ao local de trabalho, sendo esta possibilidade avaliada cas a caso. Já nas pequenas empresas também é possível agendar no local de trabalho, apresar de se afigurar difícil a deslocação ao local, poderá, ainda assim, ser assunto a estudar juntamente com os nossos parceiros Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto, laboratório SynLab e Bial.

MH: Qual o “feedback” que tem recebido dos empresários a esta iniciativa? Tem ideia de quantas empresas e quantos funcionários já efectuaram os testes?

FA: A recetividade a esta operação tem sido elevada temos recebido manifestações elogiosas que nos animam para prosseguir neste caminho. Actualmente posso dizer que já efectuamos 5806 testes em 310 empresas.

MH: Devido ao eventual interesse que terá, o que é necessário para se tornar associado da AE Maia e quais as vantagens.

FA:
O tecido empresarial, como qualquer outro tecido, é tão mais forte quanto a ligação das suas células o é. Ora, em termos empresarias a partilha do conhecimentos entre os seus elementos leva a mais e melhores oportunidades e a AEM efetua com frequência seminários, ações de formação e presta todas as informações que permitem uma constante atualização dos seus associados estar atentos a cada perspetiva de inovação bem como à sensibilização para as questões ambientais. Para além disso os valores das quotas são determinados em função do volume de negócios e são de reduzido valor face às vantagens que oferecemos.

Compartilhar este post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *