Guia de Poupança para famílias numerosas
Apesar de já não ser habitual encontrarmos um casal com mais de dois filhos, existem ainda agregados familiares constituídos por cinco ou mais elementos que desafiam, desta forma, a baixa natalidade do país.
Ainda que não exista dia em que falte animação, a verdade é que ter uma família numerosa traz consigo inúmeros desafios, especialmente no que toca à poupança.
Se esse é o caso da sua família, tome atenção às linhas seguintes.
O que a lei entende por famílias numerosas?
Antes de nos debruçarmos sobre a poupança propriamente dita, importa esclarecer o que a lei entende por famílias numerosas, já que isto é importante para saber se tem, ou não, direito a apoios estatais destinados a este tipo de agregados.
Por famílias numerosas, entende-se os casais que contribuem para o aumento da média nacional ao terem mais de dois filhos.
Isto é, agregados familiares com três ou mais filhos são considerados famílias numerosas.
Como contribuem para a reposição populacional, as famílias numerosas têm acesso a uma série de apoios, entre os quais se contam a majoração do abono, o desconto no IMI, ISV e IRS.
Com isto em mente, é altura de começar a poupar.
Guia de Poupança para famílias numerosas
Crie um orçamento familiar mensal
Esta é uma dica recorrente e não por acaso que o é.
Ao criar um orçamento mensal, fica com uma melhor compreensão de onde o seu dinheiro é gasto e, simultaneamente, pode identificar mais facilmente as áreas em que pode poupar.
Consolide créditos
Se tem mais de dois créditos ao consumo, talvez seja boa ideia consolidar créditos e, dessa forma, ficar com mais dinheiro disponível todos os meses.
O processo é simples.
Após contratar um crédito consolidado, a instituição financeira onde fez o contrato vai liquidar todos os seus créditos, levando-o a ficar com apenas uma prestação mensal (mais baixa do que a média das anteriores), uma taxa de juro inferior e um prazo de pagamento mais extenso.
Na prática, isto vai fazer baixar a sua taxa de esforço, o que significa que vai ficar com uma maior folga orçamental.
Caso decida apostar num crédito consolidado, temos boas notícias para si.
Graças à digitalização da contratação bancária, poderá, em poucos minutos, fazer uma consolidação de crédito online, de forma fácil, segura e menos burocrática.
Beneficie de 6% de IVA na eletricidade
Com tanta gente em casa, é inevitável que a conta de eletricidade dispare.
Contudo, pode aligeirar a fatura mensal de energia se pedir o alargamento do valor taxado a 6% na eletricidade até aos primeiros 150 kWh consumidos em cada mês.
Para ter acesso a este benefício, terá de ter uma potência contratada igual ou inferior a 6,9kVA e preencher um requerimento que comprove a sua condição de família numerosa junto do seu fornecedor de energia.
Com o requerimento deve enviar os seguintes documentos:
- Declaração de IRS, comprovadamente submetida e validada;
- Cartão Municipal de Família Numerosas;
- Declaração da Junta de Freguesia comprovativa do agregado familiar;
- Última fatura de eletricidade em nome do titular do contrato de energia.
Caso o requerimento seja validado, vai poder beneficiar deste desconto a partir do dia seguinte. Este desconto será válido por um prazo de dois anos e, uma vez terminado, deve ser renovado.
Recicle
Para diminuir o desperdício e promover a reutilização, passe os brinquedos, roupas e material escolar dos filhos mais velhos para os mais novos.
Aproveite as épocas de saldos e promoções
Pela dimensão do seu agregado familiar, é importante aproveitar as épocas de saldos e promoções para conseguir o maior número de compras que puder, mas, claro está, sempre em linha com as suas reais necessidades.
Artigo de Unik-SEO – Digital Marketing Agency
Deixe uma resposta