FC do Porto: Novos cartões de sócio com tecnologia NFC
Depois de ontem ter aberto ao mundo o Portal da Transparência (disponível em transparencia.fcporto.pt) cumprindo uma promessa eleitoral de André Villas-Boas, que permitirá a qualquer cidadão, adepto, ou associado, obter todas as informações do clube divididas em sete separadores, a saber:
Compromisso; Pessoas e Organização; Jogadores; Contratos e Informação Financeira; Sustentabilidade; Infraestruturas e Documentos,
a que ainda acrescem dois Canais de Denúncia, respetivamente para a Comissão de Ética do Clube e da respetiva SAD, hoje, foi a vez de apresentar os novos Cartões de Sócio, que irão revolucionar e reforçar a forma como os associados e o clube se relacionam.
Para o efeito foi convidada a imprensa, que pela voz de Tiago Madureira, vice-presidente do clube e membro da comissão executiva da SAD para a área de Negócio e Expansão Internacional, tomou conhecimento dos novos cartões, das respetivas funcionalidades e vantagens para os seus utilizadores, posicionando o clube na vanguarda da relação com os seus associados.
De facto, o novo cartão que se liberta das limitações do anterior assente num sistema RFID (Mifare), e de banda magnética, passa a utilizar a tecnologia NFC (Near Field Communication), tanto nos cartões físicos como nos digitais, que em breve permitirão a total desmaterialização da bilhética em todos os locais onde o FC do Porto atue como visitado. Em complemento possui um QR Code, único, que será o elemento de ligação a todos os parceiros do clube que aportem vantagens aos seus portadores, e certamente dinamizarão o interesse e a facilidade de uso a todos os associados.
Apesar de entrarem em vigor hoje dia 12 de setembro, pela operação logística necessária e sem precedentes, naturalmente que será um processo gradual com o envio gratuito até final do mês para os sócios mais antigos, Diamante (75 anos), a que se seguem os de Ouro (50 anos), e de Prata com 25 anos de ligação ao clube.
Numa outra fase, já em outubro seguirão pela mesma via postal para os restantes associados, sempre por ordem de antiguidade. De referir ainda que com a adoção da tecnologia NFC o cartão digital deixará a APP FC Porto, passando a estar disponível na Wallet dos Smartphones, quer sejam Android ou Apple, onde pode ser usado em modo offline junto com outros cartões que o utilizador possua.
A breve prazo também será possível a adesão de novos associados de uma forma totalmente digital a partir de qualquer computador, o que até agora só era possível nas lojas de Associado e FC do Porto Stores. Tiago Madureira congratulou-se ainda com o crescimento exponencial do número de associados após as eleições, que cifrou em cerca de 10% ultrapassando a fasquia dos 140.000 sócios.
No exercício da palavra André Villas-Boas sublinhou o orgulho em mostrar o cartão de sócio do FC do Porto, dando o seu próprio exemplo: “Tenho guardados todos os meus cartões de sócio e todos me trazem boas memórias. Sou o sócio 7.616, tenho um grande desafio pela frente para chegar a sócio número um e espero cumpri-lo. O cartão de sócio do FC Porto é algo que se exibe com grande sentimento. Queríamos ter aqui um recém-nascido, mas há novos sócios que se juntam à família do FC Porto e que caminharão para atingir o sócio Diamante do FC Porto, que tanto significa para nós. Não há nada que nos encha mais de orgulho do que toda esta energia positiva à volta do clube. Vivemos de títulos e temos um compromisso com a vitória que temos de honrar. É o nosso desígnio e vamos vivendo a vida associativa com outra energia. Este é o caminho para a transformação digital e é muito mais do que um novo cartão de sócio. Queremos levar o FC Porto para o futuro e queremos dar estes passos de mãos dadas com os sócios.”
Apresentando os cartões acabados de receber Cantando o Hino do Fc do Porto
No final da sessão André Villas-Boas, agraciou alguns associados com a entrega física do novo cartão, com destaque para o mais antigo associado presente, Luis Bacelar, sócio número 4, com 90 anos de idade e 84 de filiação clubística (desde 1940), mas ainda jovem a ponto de continuar a ter carta de condução que lhe permite total autonomia, bem como exprimir a sua felicidade pelo momento que estava a viver em pleno camarote presidencial do Estádio do Dragão, afirmando “Fiquei muito feliz e honrado porque o FC do Porto representa muito, mesmo muito para mim”.
Deixe uma resposta