Descubra mais sobre a Meteorologia na Maia

Tel: 22 406 21 26 | Email: geral@maiahoje.pt



Maia Hoje e sempre

Maia Hoje e sempre

Opinião de António Silva Tiago

Se o Maia Hoje fosse uma pessoa humana, estaria agora a atingir a maioridade e alcançaria a cidadania plena. Contudo, tratando-se de um órgão de comunicação social regional, com 18 anos consecutivos de afirmação pública no serviço de informar e fazer opinião, essa maioridade é há muito reconhecida por mérito próprio.

Com o 25 de Abril, o regresso da Liberdade e da Democracia, permitiu que os portugueses além de poderem escolher os governantes do país, tivessem igualmente a possibilidade de escolher os seus representantes locais, elegendo os autarcas que nas juntas de Freguesia e nas câmaras municipais passaram a exercer o poder local com maior proximidade às pessoas, aos seus anseios, problemas, necessidades e expetativas.

Essa conquista democrática está na base de uma profunda modernização do país, que alterou de forma substantiva a sua paisagem urbana, sobretudo no litoral, mas também se refletiu no interior.

 Foi graças ao poder local democrático, que as populações das comunidades locais puderam beneficiar de infraestruturas públicas básicas e foram dotadas de equipamentos fundamentais ao nível da educação, do apoio social, cultural, desportivo e recreativo, mas também de acolhimento empresarial, criando dinâmicas económicas que alavancaram o desenvolvimento humano e social de um modo mais harmonioso.

Em todo esse fervilhar político, social e económico que foi impulsionado pela implantação da Democracia, a imprensa regional desempenhou, a meu ver, um papel inestimável e insubstituível, dando voz às comunidades locais e expressão à sua diversidade de pensamento e opinião, publicando nas suas páginas, as notícias, os alertas, as críticas e os aplausos, abrindo espaço ao pluralismo democrático.

Como certamente faz a grande maioria dos maiatos, vou lendo e respigando tudo o que se publica nas páginas do Maia Hoje, concordando por vezes, discordando outras, mas tendo sempre a firme convicção da importância que tem para a nossa comunidade concelhia, ter uma imprensa livre, plural e democrática.

Felicito o Maia Hoje pelos seus 18 anos, esperando que mantenha a sua jovialidade e continue a ser um espaço de Liberdade de expressão e de afirmação da enriquecedora diversidade que carateriza a nossa Maia, agora complementado por outros meios, como o Maia Hoje TV “on-line”.

 O Maia Hoje presta à comunidade, um serviço de qualidade que na acumulação do seu riquíssimo acervo noticioso, fotográfico e atualmente também videográfico, vai construindo um precioso arquivo histórico da vida da terra da Maia neste século XXI.

Na pessoa do seu diretor, Artur Bacelar, cumprimento e saúdo toda a equipa que regularmente dá este jornal à estampa.

Parabéns Maia Hoje!... 

António Silva Tiago,

Presidente da Câmara Municipal da Maia 

07-Feb-2018 às 11:33, Ana Sofia Silva

Escreva um comentário

O carisma de Bragança Fernandes continua em alta O carisma de Bragança Fernandes continua em alta

Opinião de Victor Dias.

Continuar a ler »