Descubra mais sobre a Meteorologia na Maia

Tel: 22 406 21 26 | Email: geral@maiahoje.pt



CES Pedras Rubras inaugura hoje Universidade Sénior

CES Pedras Rubras inaugura hoje Universidade Sénior

Atividades educativas para proporcionar uma velhice activa.

O Centro Educativo e Social (CES) de Pedras Rubras, pretende com esta iniciativa criar e dinamizar regularmente atividades sociais, culturais, educacionais e de convívio para os seniores do concelho da Maia, em particular os que se encontram em situação de isolamento e apresentam maiores dificuldades financeiras, tendo em vista proporcionar-lhe uma velhice ativa e retardar os efeitos do envelhecimento na sua qualidade de vida, incluindo os de carácter físico, cognitivo e social.
Tendo por ação principal a criação de uma Universidade Sénior, na qual as atividades educativas desenvolvem-se em regime não formal, referem que «este projeto pretende ir um pouco mais longe no que respeita aos seus destinatários e oferta integrada, apresentando inúmeros elementos inovadores que, não descaracterizam este conceito, mas acrescentam-lhe valor e potenciam resultados. Para além de promover aulas nas instalações do CES Pedras Rubras, preconiza o desenvolvimento de aulas em entidades parceiras e no domicílio, procurando desta forma abranger o maior número possível de seniores, incluindo os mais carenciados» e acrescentam que «uma vez que o projeto, tal como preconizado pelas orientações da RUTIS (rede de universidades seniores), se destina a maiores de 50 anos, é entendimento do CES Pedras Rubras desenvolver ações de apoio ao (re)ingresso no mercado de trabalho dos destinatários que o desejem ou necessitem. Alguns utentes da Universidade serão também convidados a colaborar nas demais atividades e valências do CES Pedras Rubras. Esta será uma forma de promover o contacto intergeracional, rompendo processos de isolamento e solidão. Contribuirá positivamente para a sociedade no seu global na medida em que será promotor de seniores mais autónomos, independentes, saudáveis, tanto do ponto de vista físico como mental, e integrados na sociedade».


21-Sep-2017 às 16:12, Ana Sofia Silva

Escreva um comentário

Espetáculo de Magia alegra os mais pequenos em época natalícia Espetáculo de Magia alegra os mais pequenos em época natalícia

Natal na Escola Básica de Monte das Cruzes.

Continuar a ler »