Descubra mais sobre a Meteorologia na Maia

Tel: 22 406 21 26 | Email: geral@maiahoje.pt



Comissário Europeu da Energia em visita ao Pólo de Mobilidade Elétrica da Efacec

Comissário Europeu da Energia em visita ao Pólo de Mobilidade Elétrica da Efacec

O vice-presidente da Comissão Europeia e Comissário da Energia, Maros Sefcovic, visitou o núcleo de Mobilidade Elétrica da Efacec, situado na Maia, na passada segunda-feira, dia 17 de julho. Aumento de produtividade e postos de trabalho na calha.

Durante a visita, o Comissário ficou a conhecer os planos da empresa para esta estratégica área de negócio, assim como o projeto de expansão das instalações, que neste momento passam por um processo de renovação e adaptação ao crescimento previsto do negócio. 
O plano de renovação em curso estará concluído em setembro e permitirá o aumento da capacidade de produção, com um turno, dos atuais 900 carregadores rápidos anuais para os 1800, e de 600 para cerca de 2000 equipamentos de carga normal.
A renovação das instalações permitirá ainda a expansão do espaço dos laboratórios de I&D e de Engenharia de Produto, bem como do de testes de verificação de qualidade de fim de linha. Possibilitará, igualmente, a existência de linhas de montagem para outros produtos ligados à mobilidade elétrica e tornará mais eficiente todo o processo logístico. Com o previsível aumento dos turnos de produção, «a produção pode multiplicar por seis face à atual, contribuindo para a criação de emprego», explicaram os responsáveis da empresa. 
Esta será uma fábrica dedicada, em exclusividade, ao negócio da mobilidade elétrica, com um novo modelo de gestão que permitirá reforçar a posição dianteira que a empresa já defende globalmente na mesma área.

Comissário Europeu da Energia «impressionado»
Após a visita à Efacec Electric Mobility, Maros Sefcovic disse que «na Europa precisamos de acelerar a conclusão das infraestruturas para carregar os carros elétricos e acredito que, com esta excelente tecnologia portuguesa, podemos fazê-lo rapidamente e de forma eficiente».
O vice-presidente da CE mostrou-se «impressionado com o rápido progresso no desenvolvimento de novos modelos e sistemas» da área da mobilidade elétrica, nomeadamente no que diz respeito aos carregadores ultrarrápidos.
«No futuro, a indústria automóvel será limpa, porque poderemos carregar os carros elétricos quase tão rapidamente como se abastece tradicionalmente nos postos de combustível”, destacou o comissário.
De acordo com o vice-presidente da CE, a visita à Efacec Electric Mobility serviu para «mostrar o que existe na Europa» em termos de mobilidade elétrica, não só a outros países europeus, mas também a «outros concorrentes mundiais».
O responsável vincou que pretende mostrar que a União Europeia é «muito forte na nova área da mobilidade elétrica» e que, graças a esta tecnologia, vai «reduzir dramaticamente as emissões de gás e a poluição do ar».

Efacec, nº1 na mobilidade elétrica
Ângelo Ramalho, CEO da Efacec, considera que a visita do Comissário Europeu da Energia «é o reconhecimento do papel pioneiro da Efacec na área da mobilidade elétrica. Sendo uma área estratégica para a sociedade, a nossa empresa está já na primeira linha da inovação neste segmento desenvolvendo soluções globais para todo o tipo de clientes em todo o mundo».

Bragança Fernandes «aposta ganha»
Bragança Fernandes, presidente da Câmara Municipal da Maia, disse ao Maiahoje que «é mais uma notícia de excelência das empresas maiatas que provam o contributo da nossa dinâmica empresarial e do domínio das tecnologias de ponta. A investigação e desenvolvimento sempre foi uma das nossas prioridades e a prova está no sucesso destas empresas tecnologicamente avançadas. Prova ainda que o caminho traçado foi bem delineado e que certamente trará mais frutos no futuro. A Maia já representa mais de 4% do PIB nacional é o quinto concelho que mais exporta. É uma aposta ganha que é para continuar», disse o presidente.

Efacec Electric Mobility
A Efacec Electric Mobility (EEM) é uma empresa do grupo Efacec Power Solutions que tem como missão desenvolver soluções de energia seguras e limpas para o mercado da mobilidade elétrica. A empresa produz uma gama completa de carregadores para veículos elétricos para os segmentos privado, público, rápido, ultra-rápido e wireless e é, actualmente, um dos líderes mundiais em carregamentos rápidos com produtos em mais de 40 países, cooperando com os principais stakeholders mundiais do setor. 

24-Jul-2017 às 10:46, Ana Sofia Silva

Escreva um comentário

Dia Mundial do Animal na Maia Dia Mundial do Animal na Maia

Amanhã, dia 4 de outubro, celebra-se o Dia Mundial do Animal e o concelho da Maia participa.

Continuar a ler »