Descubra mais sobre a Meteorologia na Maia

Tel: 22 406 21 26 | Email: geral@maiahoje.pt



Comissário Europeu da Energia em visita ao Pólo de Mobilidade Elétrica da Efacec

Comissário Europeu da Energia em visita ao Pólo de Mobilidade Elétrica da Efacec

O vice-presidente da Comissão Europeia e Comissário da Energia, Maros Sefcovic, visitou o núcleo de Mobilidade Elétrica da Efacec, situado na Maia, na passada segunda-feira, dia 17 de julho. Aumento de produtividade e postos de trabalho na calha.

Durante a visita, o Comissário ficou a conhecer os planos da empresa para esta estratégica área de negócio, assim como o projeto de expansão das instalações, que neste momento passam por um processo de renovação e adaptação ao crescimento previsto do negócio. 
O plano de renovação em curso estará concluído em setembro e permitirá o aumento da capacidade de produção, com um turno, dos atuais 900 carregadores rápidos anuais para os 1800, e de 600 para cerca de 2000 equipamentos de carga normal.
A renovação das instalações permitirá ainda a expansão do espaço dos laboratórios de I&D e de Engenharia de Produto, bem como do de testes de verificação de qualidade de fim de linha. Possibilitará, igualmente, a existência de linhas de montagem para outros produtos ligados à mobilidade elétrica e tornará mais eficiente todo o processo logístico. Com o previsível aumento dos turnos de produção, «a produção pode multiplicar por seis face à atual, contribuindo para a criação de emprego», explicaram os responsáveis da empresa. 
Esta será uma fábrica dedicada, em exclusividade, ao negócio da mobilidade elétrica, com um novo modelo de gestão que permitirá reforçar a posição dianteira que a empresa já defende globalmente na mesma área.

Comissário Europeu da Energia «impressionado»
Após a visita à Efacec Electric Mobility, Maros Sefcovic disse que «na Europa precisamos de acelerar a conclusão das infraestruturas para carregar os carros elétricos e acredito que, com esta excelente tecnologia portuguesa, podemos fazê-lo rapidamente e de forma eficiente».
O vice-presidente da CE mostrou-se «impressionado com o rápido progresso no desenvolvimento de novos modelos e sistemas» da área da mobilidade elétrica, nomeadamente no que diz respeito aos carregadores ultrarrápidos.
«No futuro, a indústria automóvel será limpa, porque poderemos carregar os carros elétricos quase tão rapidamente como se abastece tradicionalmente nos postos de combustível”, destacou o comissário.
De acordo com o vice-presidente da CE, a visita à Efacec Electric Mobility serviu para «mostrar o que existe na Europa» em termos de mobilidade elétrica, não só a outros países europeus, mas também a «outros concorrentes mundiais».
O responsável vincou que pretende mostrar que a União Europeia é «muito forte na nova área da mobilidade elétrica» e que, graças a esta tecnologia, vai «reduzir dramaticamente as emissões de gás e a poluição do ar».

Efacec, nº1 na mobilidade elétrica
Ângelo Ramalho, CEO da Efacec, considera que a visita do Comissário Europeu da Energia «é o reconhecimento do papel pioneiro da Efacec na área da mobilidade elétrica. Sendo uma área estratégica para a sociedade, a nossa empresa está já na primeira linha da inovação neste segmento desenvolvendo soluções globais para todo o tipo de clientes em todo o mundo».

Bragança Fernandes «aposta ganha»
Bragança Fernandes, presidente da Câmara Municipal da Maia, disse ao Maiahoje que «é mais uma notícia de excelência das empresas maiatas que provam o contributo da nossa dinâmica empresarial e do domínio das tecnologias de ponta. A investigação e desenvolvimento sempre foi uma das nossas prioridades e a prova está no sucesso destas empresas tecnologicamente avançadas. Prova ainda que o caminho traçado foi bem delineado e que certamente trará mais frutos no futuro. A Maia já representa mais de 4% do PIB nacional é o quinto concelho que mais exporta. É uma aposta ganha que é para continuar», disse o presidente.

Efacec Electric Mobility
A Efacec Electric Mobility (EEM) é uma empresa do grupo Efacec Power Solutions que tem como missão desenvolver soluções de energia seguras e limpas para o mercado da mobilidade elétrica. A empresa produz uma gama completa de carregadores para veículos elétricos para os segmentos privado, público, rápido, ultra-rápido e wireless e é, actualmente, um dos líderes mundiais em carregamentos rápidos com produtos em mais de 40 países, cooperando com os principais stakeholders mundiais do setor. 

24-Jul-2017 às 10:46, Ana Sofia Silva

Escreva um comentário

Urbanização da Alameda da Aldeia Nova com intervenção programada para este ano Urbanização da Alameda da Aldeia Nova com intervenção programada para e...

Moradores preocupados com falta de manutenção.

Continuar a ler »