Descubra mais sobre a Meteorologia na Maia

Tel: 22 406 21 26 | Email: geral@maiahoje.pt



Eixo Atlântico, 25 anos em exposição agora na Maia

Eixo Atlântico, 25 anos em exposição agora na Maia

A propósito da comemoração dos 25 anos do Eixo Atlântico, a Câmara Municipal da Maia inaugurou na passada quarta-feira, dia 17 de maio, uma exposição histórica do tema na Praça Doutor José Vieira de Carvalho.

A exposição comemorativa dos 25 anos do Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular continua a percorrer as cidades do Eixo e está agora na cidade da Maia, onde permanecerá durante cerca de duas semanas. 
Expostos até ao próximo dia 1 de junho estarão os 36 painéis articulados em forma de cubo que compõem a história do Eixo Atlântico, que atualmente agrega 38 municípios portugueses e galego, e as iniciativas mais marcantes no âmbito da cooperação transfronteiriça e estruturação do sistema urbano. 
Presentes estiveram Bragança Fernandes e António Silva Tiago, respetivamente, os presidente e vice-presidente da CM Maia, Marta Peneda e Paulo Ramalho, vereadores da CM Maia, Olga Freire, presidente da Junta de Freguesia da Cidade da Maia, entre outras individualidades. 
A Câmara Municipal da Maia é membro do Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular desde o primeiro dia do ano de 2015. Esta associação transfronteiriça é integrada pelas principais cidades da Galiza e da região norte de Portugal, que procuram trabalhar em conjunto no sentido da promoção do desenvolvimento e da coesão económica, social e cultural das cidades e das regiões abrangidas, nomeadamente, mediante a estruturação de um território comum.
Para Bragança Fernandes, presidente da CM Maia, «existe um grande intercâmbio entre os concelhos constituintes garças a esta associação». 
Fez ainda referência à discussão sobre a possível construção de um TGV que ligue Vigo ao Porto e a sugestão de que uma das estações fosse colocada junto ao aeroporto Francisco Sá Carneiro, na Maia. Estima-se que, com a existência de um TGV entre as duas cidades, a viagem fosse concretizada em apenas uma hora. Neste momento, explica, «ainda estão a fazer estudos de mercado». 
Referenciou ainda «muitas parcerias no âmbito do desporto, da cultura, do turismo», o que tem trazido para o município um notório desenvolvimento nestas áreas. «Estamos na linha da frente e, para a Maia não ficar para trás, tem de pedalar», disse o presidente. A terminar, concluiu «queremos vestir a camisola amarela e em primeiro está a Maia». 
24-May-2017 às 15:48, Ana Sofia Silva

Escreva um comentário

Revista de Natal 2017 Revista de Natal 2017

O Maia Hoje lança a tradicional Revista de Natal como suplemento da sua edição do próximo dia 15 de dezembro.

Continuar a ler »