Descubra mais sobre a Meteorologia na Maia

Tel: 22 406 21 26 | Email: geral@maiahoje.pt



Pinto nasce não com duas, mas com quatro patas

Pinto nasce não com duas, mas com quatro patas

Caso poderá ter sido originado por um ovo com duas gemas em que «um nasce com inclusões do outro».

No passado dia 27 de abril chegou ao MaiaHoje um caso diferente. Na freguesia de Milheirós tinha nascido no dia anterior um pinto, não com as duas habituais patas que caraterizam o animal, mas sim com quatro. 
Conceição Maia, de 52 anos, trabalha por turnos no Centro Social e Paroquial de Águas Santas e ocupa o muito tempo que tem a plantar legumes e a criar galinhas num terreno perto da sua habitação. Faz criação há cerca de 20 anos, mas diz ser a segunda vez que tirou pintos de ovos de uma galinha chocados por uma garnisa e a primeira que nasceu um pinto diferente. «De cinco ovos, este foi o único que nasceu assim», disse. O animal recém-nascido apresentava, para além das duas patas comuns, mais duas que saíam da parte traseira, dificultando a locomoção pelo peso que exerciam. 
Para Carlos Paulos, médico veterinário, o caso não é assim tão frequente, mas acontece. «Poderá ter sido originado por um ovo com duas gemas». Na teoria, ovos com duas gemas originariam dois pintos, mas na prática a natureza tem provado que ou nenhum deles sobrevive ou um acaba por se sobrepor ao outro. «Trata-se de uma anomalia genética em que um nasce com inclusões do outro», explica. «Em alguns casos, em vez de duas patas acaba por nascer com um bico ou uma cabeça a mais». O aumento da insolação ou a excitabilidade hormonal no início da postura poderão estar na origem da má formação na separação dos embriões. 
O grau de inclusão dita o maior ou menor sofrimento do animal, mas «na maioria dos casos, não sobrevive durante muito tempo», concluiu o médico veterinário. 


08-May-2017 às 11:45, Ana Sofia Silva

Escreva um comentário

Câmara da Maia dá continuidade ao Programa Municipal de Saúde Sénior 60+ Câmara da Maia dá continuidade ao Programa Municipal de Saúde Sénior 60...

No passado dia 16 de novembro, decorreu na Sala D. Pedro IV, nos Paços do Concelho, a Cerimónia Protocolar do Programa Municipal de Saúde Sénior 60+.

Continuar a ler »