Descubra mais sobre a Meteorologia na Maia

Tel: 22 406 21 26 | Email: geral@maiahoje.pt



Mira Maia Shopping e Lipor unidos pelo ambiente

Mira Maia Shopping e Lipor unidos pelo ambiente

Menos lixo, mais consciência. Uma parceria que procura sensibilizar os portugueses face aos resíduos que produzem. Incentivo à prática da compostagem.

Através de um workshop, que teve lugar no passado dia 5 de abril, o Mira Maia Shopping em parceria com a Lipor procurou sensibilizar os seus clientes para a prevenção da produção de resíduos orgânicos.  O objetivo passou pelo incentivo da prática da compostagem caseira e do aproveitamento dos alimentos em prol da redução do desperdício alimentar não só por parte das entidades, mas também dos cidadãos. 
No próximo mês de maio, a colaboração estende-se até ao Dose Certa, um projeto integrado na política de prevenção da Lipor, direcionado para a redução da produção de resíduos na fonte potenciada pela mudança de mentalidade. Cidadãos e estabelecimentos de restauração são os públicos-alvo. Este projeto resulta da parceria com a Associação Portuguesa de Nutricionistas, com vista à promoção de uma alimentação equilibrada. 

Compostagem
Este é um projeto biológico em que os microorganismos transformam a matéria orgânica, como folhas, papel ou restos de comida e de jardim, num material semelhante ao solo, o composto. Apresenta como vantagens a reciclagem da matéria orgânica reintroduzindo-a no solo, a redução da quantidade de resíduos enviados pera incineração ou aterro, uma menor contaminação da água, solo e poluição atmosférica e o envolvimento do cidadão no esforço para mudar estilos de vida. A utilização do composto como fertilizante no cultivo de alimentos para consumo caseiro é uma maneira simples e directa de ligação à terra, ao mesmo tempo que contribui para a diminuição da quantidade de resíduos orgânicos a enviar para tratamento e que correspondem a 40% do nosso saco do lixo.
26-Apr-2017 às 15:41, Ana Sofia Silva

Escreva um comentário

Recolha de resíduos na Maia é exemplo de sucesso Recolha de resíduos na Maia é exemplo de sucesso

Objetivos para 2020 superados na área da reciclagem

Continuar a ler »