Descubra mais sobre a Meteorologia na Maia

Tel: 22 406 21 26 | Email: geral@maiahoje.pt



O primeiro lugar do Ranking Nacional do Ensino Básico é do Colégio Novo da Maia

O primeiro lugar do Ranking Nacional do Ensino Básico é do Colégio Novo da Maia

Os resultados do Ranking Nacional de Escolas relativos ao ano de 2016 já foram revelados e o Colégio Novo da Maia foi galardoado com o 1º lugar no que ao ensino básico diz respeito.

Já foram divulgados os resultados do Ranking Nacional de Escolas relativos ao ano de 2016 e, da 29ª posição que ocupava em 2015, o Colégio Novo da Maia posiciona-se agora no primeiro lugar, por ter obtido a melhor média nos exames nacionais de 9º ano, com um resultado de 4.31 valores. 
Para falar sobre o feito alcançado e sobre projetos futuros, o Maia Hoje esteve à conversa com os diretores e administradores do Colégio Novo da Maia. 

Maia Hoje - O Colégio novo da Maia, com este resultado, distingue-se de muitos outros estabelecimentos de ensino. O que impulsionou esta distinção?
David Pinto - O sucesso do Colégio Novo da Maia prende-se pelo empenho e dedicação dos seus docentes, alunos motivados, empenhados e responsáveis e pelo envolvimento das famílias no processo de ensino aprendizagem. Trata-se de uma escola em que o compromisso pela nossa missão está presente diariamente nas nossas práticas. Isto é, a exploração de todas as nossas potencialidades, enquanto meio para atingir a qualidade no sucesso, quer académico, quer ao nível da formação pessoal e social dos nossos alunos.
Estes resultados são o reflexo de todo um trabalho de equipa, colaborativo, empenhado e rigoroso por cada um dos nossos alunos e professores. Um trabalho assente num ensino personalizado, atento e assertivo. Tudo isto mostra que vale a pena apostar na inovação enquanto processo de transformação e crescimento, construir uma escola humanizada, onde todos participam de uma forma ativa através de uma monitorização constante dos processos e promovendo uma relação positiva entre alunos, professores, família e Escola.

MH - Como administradora do colégio, como descreve esta conquista?
Mariana Pinto - É uma conquista de toda a comunidade educativa, reflexo do trabalho e empenho dos alunos, dos docentes, da implicação das famílias para o sucesso de cada um.
São 15 anos a construir um projeto pensado e alicerçado em pilares de educação para o futuro, assente numa busca permanente de novas estratégias e metodologias de ensino, capazes de motivar mais os nossos alunos para as aprendizagens. Um constante repensar na estrutura física dos espaços, reconfigurá-los, tornando-os mais seguros, mais apelativos para que os nossos alunos se sintam bem e felizes.
É uma permanente aposta na formação contínua de todos os agentes educativos por forma a torna-los mais capazes para promover este tipo de conquistas. É o reconhecimento público de um trabalho colaborativo de uma equipa motivada e encantada pela educação.

MH - O que poderá representar este resultado, no futuro, para o Colégio Novo da Maia?
DP - Este resultado é um reconhecimento nacional que marca o Colégio Novo da Maia, ficando registado na nossa breve história. Este facto serve de estímulo e de orgulho para os nossos alunos, professores e restante comunidade, na continuidade de uma procura incessante para sermos cada vez melhores, mais atuais, mais inovadores, mais capazes para desenvolver o nosso projeto educativo. Desideratos, esses, promotores do sucesso de todos os nossos alunos.
Estas conquistas também motivam os nossos professores para uma procura constante de formações mais especializadas, diferenciadas, quer a nível nacional, quer a nível europeu, para continuar a construir uma escola com futuro.
Pensamos, também, que se traduzirá num maior reconhecimento local do Colégio, tornando-se mais valorizado, mais procurado, na medida em que a comunidade acredita, respeita e valoriza o nosso projeto.

MH - Considera que o facto de se tratar de um estabelecimento de ensino privado tem algum tipo de peso? Existe um acompanhamento que difere do prestado nas escolas públicas?
MP - O Projeto Educativo do Colégio Novo da Maia diferencia-se por ser um projeto inovador, assente em metodologias ativas, com ofertas educativas diferenciadas que abordam todas as áreas do saber (Inglês Suplementar, Filosofia para jovens, Expressão Dramática, Multimédia, Formação Cívica e reforço às disciplinas sujeitas a exame, quando necessário). Contamos, ainda, com uma equipa multidisciplinar (4 psicólogos, 1 docente de educação especial, 2 terapeutas da fala e, futuramente, 1 terapeuta ocupacional) que acompanha os nossos alunos desde o berçário até ao ensino secundário, trabalhando ativamente com os docentes em prol de um crescimento harmonioso, promovendo o sucesso educativo. 
Outro fator diferenciador relaciona-se com o envolvimento de todos os agentes na vivência do projeto educativo através de atividades tais como os clubes de fotografia, artes, ciências, matemática, dramática e inglês e dos projetos eco-escolas, responsabilidade social, young volunteam, PESES, PRESSE, Trilhos, Eu e os outros, PASSE e Passezinho, Challenge 2020, entre outros, tornando a relação pedagógica mais forte, confiante e mais próxima entre professores e alunos.
Destacamos, ainda, a qualidade do nosso corpo docente, não só pelas suas competências científicas, mas também pela formação pessoal e social que apresenta. São professores que cativam os alunos, tornando o ensino mais apelativo, uma relação pedagógica mais forte e uma escola mais próxima. Não podemos, também, deixar de valorizar o papel fundamental das famílias que confiam na nossa instituição e que cooperam connosco na formação dos seus educandos, acompanhando-os e reforçando as nossas estratégias de ação.

MH - Quais são os objetivos futuros para o Colégio Novo da Maia?
DP - O Colégio Novo da Maia pretende continuar a marcar a sua diferença no contexto local, nacional e europeu, através de um projeto educativo único, que promova sinergias com outras entidades de referência na educação para sermos capazes de dar uma melhor resposta aos alunos maiatos e a todos os outros que queiram fazer parte deste projeto educativo. 
Acreditamos que aquilo que “semeamos” hoje será a colheita de amanhã! Assim, incansavelmente trabalhamos para um projeto diferenciador capaz de aproveitar todas as potencialidades de cada um, valorizando-as e rentabilizando-as, para a construção de um futuro melhor.
17-Feb-2017 às 12:25, Ana Sofia Silva

Escreva um comentário

CICCOPN reconhecido pelos espaços educativos inovadores CICCOPN reconhecido pelos espaços educativos inovadores

DGE-ERTE visita instalações do Centro de Formação e reconhece oficialmente o CICCOPN pelos espaços educativos inovadores.

Continuar a ler »