Descubra mais sobre a Meteorologia na Maia

Tel: 22 406 21 26 | Email: geral@maiahoje.pt



NISSAN PROCURA NOVOS TALENTOS NA ESCRITA E NA ILUSTRAÇÃO

NISSAN PROCURA NOVOS TALENTOS NA ESCRITA E NA ILUSTRAÇÃO

Nissan lança concurso nacional "Jovens Autores de Histórias ilustradas". Mais de 900 escolas e 400 mil alunos envolvidos. A Mobilidade Sustentável é o mote desta primeira edição.

NISSAN PROCURA NOVOS TALENTOS NA ESCRITA E NA ILUSTRAÇÃO

• Nissan lança concurso nacional "Jovens Autores de Histórias ilustradas"
• Plano Nacional de Leitura chancela concurso
• Júri integra personalidades e entidades de reconhecidas competências
• Mais de 900 escolas e 400 mil alunos envolvidos
• A Mobilidade Sustentável é o mote desta primeira edição


Inspirando-se em dois projectos que já são organizados há 29 anos na sua casa-mãe, os prémios Children's Storybook e Children's Picture Book, a Nissan Portugal lança pela primeira vez na Europa um concurso similar a nível nacional, designado "Jovens Autores de Histórias Ilustradas", em parceria com o Plano Nacional de Leitura e destinado aos alunos do Ensino Secundário.

Sendo a primeira vez que se realiza na Europa, esta iniciativa enquadra-se no conceito de "Cidadania Azul" da Nissan, em particular na vertente de responsabilidade social corporativa e tem como objectivo estimular as competências dos adolescentes, com vista à identificação de potenciais novos talentos nas áreas da escrita e da ilustração em Portugal.

A temática desta primeira edição é a Mobilidade Sustentável e os destinatários são os alunos do ensino secundário, a quem será proposto o desafio da criação de uma história original e da sua posterior ilustração, alusivas à temática.

Com o intuito de promover o despontar de reais valores nas áreas do concurso e estimular as respectivas escolas para aderirem ao projecto, a avaliação e escolha dos trabalhos finais será feita por um júri nacional composto por personalidades e entidades de reconhecida competência, nomeadamente a jornalista Bárbara Wong, o ilustrador Paulo Buchinho, o escritor António Torrado em representação da Sociedade Portuguesa de Autores, o pintor Eurico Gonçalves pela Sociedade Nacional de Belas Artes, o poeta e técnico do PNL Manuel Gonçalves, um representante de uma editora e um representante da Nissan.

Aos alunos é oferecido o reconhecimento público através da edição em livro dos nove melhores trabalhos escolhidos pelo júri, a que se juntará um trabalho escolhido entre a comunidade da Nissan Portugal no Facebook (www.facebook.com/NissanPortugal). Os autores destes trabalhos serão ainda premiados com uma viagem a Londres, onde para além do fim-de-semana livre, terão a oportunidade de conhecer o Centro de Design europeu da Nissan, onde se escreve e desenha a história futura da marca para a Europa.

Entre os trabalhos submetidos pelas escolas serão nomeados os Vencedores da Melhor História e da Melhor Ilustração que, para além dos prémios atrás referidos, terão também a possibilidade de criar, em conjunto, uma nova história a ser editada pela Nissan em livro exclusivo.

Neste concurso, a Nissan conta com a parceria do Plano Nacional de Leitura (PNL), cujo objectivo de desenvolver e melhorar os níveis de literacia em Portugal se revê neste projecto enquanto acção concertada, consistente, pedagogicamente fundamentada e com adequada eficácia lúdica, dirigida a um universo de cerca de 940 escolas e 400 mil alunos do Ensino Secundário da rede escolar nacional.

Marco Toro, Director-geral da Nissan em Portugal sublinha que "a Nissan tem como Visão Melhorar a Vida das Pessoas criando, para isso, soluções de mobilidade cada mais amigas do ambiente, diminuindo de forma constante e significativa o impacto das nossas actividade industriais e comerciais e actuando de forma relevante nas comunidades onde possuímos uma presença activa".

Nesse sentido, continuou, "o desafio que agora lançamos às comunidades escolares nacionais é a nossa forma de retribuir a todos aqueles que ajudam a Nissan em Portugal, quer os nossos Clientes, quer a nossa rede de Concessionários, quer todas as outras pessoas que, de uma forma, ou de outra, são nosso parceiros. Gostaríamos muito de ver que, como resultado desta iniciativa, alguns alunos descobrissem a sua vocação e dessa forma Portugal ganhasse novos talentos!"

Segundo o Professor Fernando Pinto do Amaral, Comissário do PNL, "o Plano Nacional de Leitura saúda vivamente esta iniciativa da NISSAN, à qual se associa com entusiasmo, na medida em que um concurso como este pode contribuir para estimular a criatividade

30-Nov-2012 às 10:26, redacção

Escreva um comentário

Grupo PSA (Peugeot, Citroen e DS) ponderam aquisição da Opel Grupo PSA (Peugeot, Citroen e DS) ponderam aquisição da Opel

Em comunicação enviada pelas 12 horas de hoje ao mercado accionista, o Grupo PSA confirma iniciativas que podem culminar na aquisição da alemã Opel.

Continuar a ler »